Os problemas de vazamento em condomínio costumam causar grandes confusões entre os moradores, principalmente quando o assunto é o pagamento pelos reparos.

Para entender de quem é a responsabilidade por vazamento em condomínio, continue a leitura do nosso artigo!

Quem paga pelo vazamento em condomínio?

Um vazamento no banheiro do andar superior pode refletir no apartamento abaixo, por isso é muito importante encontrar a origem do problema para solucioná-lo da melhor maneira possível.

O primeiro passo para entender quem é o responsável pelos reparos é conhecer o funcionamento das redes de distribuição do prédio.

Os condomínios costumam ter duas redes de encanamento, olha só:

  • Rede vertical: essa é a rede responsável por distribuir a água e o esgoto por todos os andares do prédio. Por ser de uso comum, é de responsabilidade do condomínio.
  • Rede horizontal: essa rede faz a ligação entre a rede vertical e cada apartamento do prédio. Ou seja, ela é responsável pelo abastecimento individual das unidades e por isso é de uso privado. A responsabilidade nesse caso é do proprietário do imóvel que apresenta o problema.

Portanto, se for identificado a origem do problema na rede horizontal do apartamento superior, os custos serão do seu vizinho. Se o problema estiver na rede que abastece o seu apartamento, os gastos serão seus.

Por fim, se a origem estiver no encanamento da rede vertical é o condomínio quem deve arcar com as despesas do reparo.

Como solucionar os problemas de vazamento em condomínio?

Para evitar problemas de vazamento em condomínio, o ideal é fazer a manutenção preventiva do prédio com frequência, bem como a impermeabilização de áreas molhadas, como a piscina.

Se você é um morador, lembre-se de ficar atento aos sinais de que pode haver infiltrações no seu apartamento ou no prédio. As infiltrações são sinais de vazamentos, que podem indicar canos quebrados ou peças mal instaladas.

Observe rachaduras, manchas na parede e o desgaste da pintura. Se identificar um vazamento, notifique o síndico imediatamente e contrate um profissional para encontrar a causa do problema.

Se for preciso realizar a impermeabilização em condomínios, o síndico deve contratar uma empresa especializada e de confiança para realizar o procedimento correto no local.

A Superveda é especialista no ramo de impermeabilização há mais de 30 anos e conta com uma equipe qualificada para realizar o processo com eficiência e agilidade.

Além disso, oferecemos 15 anos de garantia para os serviços de impermeabilização. Acesse nosso site para saber mais!

 

WhatsApp WhatsApp