Será que os moradores e funcionários do seu condomínio fazem um uso consciente dos recursos naturais? Além das informações para conscientização, incluir soluções sustentáveis para condomínio traz diversos benefícios ao prédio.

Para tornar essas ações parte da rotina do prédio, confira nossas dicas de sustentabilidade para condomínios neste post!

5 ideias sustentáveis para condomínios

Qualidade de vida, preservação do meio ambiente e rotina mais sustentável: tudo isso valoriza um condomínio e melhora a convivência dos moradores, garantindo conforto e saúde.

A ideia de implantar soluções sustentáveis para condomínio se torna cada vez mais necessária, acompanhando o crescimento da preocupação com o meio ambiente. Aplicá-las vai depender de um trabalho conjunto de moradores e funcionários.

Por isso, nós listamos 5 dicas de sustentabilidade para condomínios que podem ser facilmente incluídas na rotina para melhorar o espaço cada vez mais:

1.      Conscientize os moradores e funcionários

O primeiro passo para garantir a sustentabilidade no seu condomínio é conscientizar os moradores e os funcionários. Se cada um fizer a sua parte, o trabalho fica muito mais fácil e o resultado é bem mais positivo.

Faça palestras, distribua cartazes nas áreas comuns sobre o descarte correto de lixo ou com dicas sobre como economizar água em casa, por exemplo.

2.      Invista na reciclagem e compostagem

A coleta seletiva é um item essencial para qualquer condomínio sustentável. Mais uma vez, a conscientização tem um papel importante aqui: fale com os moradores sobre a importância da separação do lixo.

Aliado ao sistema de coleta seletiva, a compostagem é uma ótima opção para diminuir os resíduos orgânicos e ainda transformar alimentos em composto e húmus que podem ser utilizados nos jardins e áreas verdes do prédio.

3.      Use alternativas para energia

Os painéis termo solares ou fotovoltaicos são uma ótima opção de energia alternativa. O uso da energia solar é muito mais sustentável e, apesar do custo elevado, pode apresentar uma boa economia na conta de energia em longo prazo.

4.      Monte uma horta coletiva

Uma boa dica de sustentabilidade é a horta coletiva. Além de contribuir para uma rotina de alimentação mais saudável, é também uma forma muito legal de estimular a convivência entre os condôminos.

5.      Diminua o consumo de água

Diminuir o consumo de água também é uma das principais ideias sustentáveis para condomínios. A conscientização deve ser o primeiro passo e pode ser aliada a sistemas de reutilização de água, como cisternas ou estações de tratamento de água, por exemplo.

Impermeabilização e sustentabilidade: como fazer?

Outra maneira de evitar o desperdício de água é proteger as estruturas do condomínio contra vazamentos. A melhor maneira de fazer isso é através da impermeabilização.

Mas será que é possível unir impermeabilização e sustentabilidade? Apesar de parecer um processo complexo, existem alguns sistemas que causam menos efeitos para o meio ambiente, como a impermeabilização com resinas em injeção química.

Quer unir impermeabilização e sustentabilidade no mesmo processo? Com a Superveda isso é possível! Acesse o site da nossa empresa de impermeabilização agora mesmo e agende uma avaliação para o processo de  impermeabilização em condomínios sem quebra quebra!

WhatsApp WhatsApp