Você já deve saber que a infiltração pode acarretar problemas graves para a estrutura do condomínio, certo? Um deles é o desplacamento do concreto, resultado da oxidação do ferro e movimentação do suporte.

Para entender como evitar esse problema, é preciso primeiro compreender o que é desplacamento de concreto e identificar a fonte dos danos.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste post e confira tudo o que você precisa saber para prevenir os danos!

O que é desplacamento de concreto?

O sistema de concreto armado é muito comum na composição estrutural de condomínios e a umidade é inimiga número um desses elementos. Se você tem uma infiltração, a água pode entrar em contato com o ferro e oxidar toda a estrutura.

Neste caso, os danos estruturais causados pela infiltração são bem mais graves e afetam outras partes da construção. Um vazamento na laje, por exemplo, leva a oxidação do ferro que aumenta de tamanho e empurra uma parte do concreto.

É aí que ocorre o desplacamento e surgem as rachaduras na parede. Esse é um dos principais sinais para identificar uma infiltração, além de manchas de cores avermelhadas na parede e bolhas na pintura.

Normalmente, o desplacamento em um nível mais grave é facilmente identificável, pois deixa a armadura de ferro exposta. O ideal é detectar o problema antes dessa fase, por isso é importante ficar atento aos sinais.

Como evitar desplacamento de concreto?

Bom, a conclusão até aqui é que as infiltrações são as principais causas para o desplacamento do concreto. Para evitá-las é preciso encontrar a fonte do problema e assim definir a melhor solução.

Antes mesmo de o problema surgir, existem algumas atitudes básicas para evitar os danos estruturais e prevenir gastos altos com reparos na construção. Confira como evitar desplacamento de concreto:

1.      Faça a manutenção preventiva

Montar um cronograma de manutenção preventiva é uma das ações mais eficazes para combater o desplacamento do concreto e outras patologias causadas pela infiltração.

Aproveite o final de 2019 para organizar um planejamento adequado para o próximo ano e lembre-se de sempre contar com uma equipe qualificada para o trabalho.

2.      Se identificar sinais de infiltração, chame um especialista

Identificou qualquer um dos sinais que comentamos aqui? Então chame uma empresa especializada para analisar o problema imediatamente.

Nada de esperar ou tentar resolver sozinho: o diagnóstico correto é indispensável para uma solução eficiente. Quanto antes uma infiltração é tratada, menos danos estruturais você terá e menos os reparos pesarão no seu bolso.

3.      A impermeabilização predial é indispensável

O processo de impermeabilização predial é uma etapa indispensável para o condomínio. Áreas como a piscina, garagens, lajes e jardins demandam uma atenção especial.

Isso porque são locais que têm maior contato com a água e a umidade, portanto estão mais sujeitos às infiltrações. É importante destacar que cada área tem características específicas que exigem um sistema de impermeabilização adequado.

Para realizar a impermeabilização de lajes, de garagens e outros pontos do condomínio com agilidade e eficiência, conte com uma empresa especializada e de confiança como a Superveda!