Fazer a impermeabilização faz parte da segurança básica de qualquer condomínio. A manta asfáltica é um dos materiais mais utilizados para essa função, mas existem alguns fatores que podem contribuir para falhas do produto.

Para te ajudar a evitar esses problemas, vamos explicas quais são as principais causas de falhas na manta asfáltica.

O que é manta asfáltica?

A manta asfáltica, também conhecida como manta de impermeabilização, funciona como uma proteção para as peças estruturais da construção, evitando o contato com a água.

A manta é pré-fabricada e contribui para a segurança do condomínio, evitando o desgaste das estruturas por ação da água e até mesmo infiltrações na laje ou outras partes do prédio.

Além disso, o material ajuda a evitar o aparecimento de mofo e a deterioração da pintura, por exemplo, mantendo o ambiente saudável e aumentando a vida útil de outros materiais.

O que pode desencadear falhas na manta asfáltica?

Problemas de vazamento, infiltração ou deterioração de componentes estruturais podem trazer um grande prejuízo para o bolso quando não identificados rapidamente.

Principalmente em casos de infiltração, a identificação do problema é difícil e se a causa for algum dano na manta asfáltica os indícios costumam ser ainda mais silenciosos.

Por isso, é importante entender como ocorrem as falhas na instalação da manta asfáltica. Confira alguns fatores que podem desencadear esses danos:

  1. Material de baixa qualidade

Quando você for comprar a manta asfáltica para a sua construção, busque um material de qualidade. Lembre-se que o barato pode sair muito caro, portanto faça uma boa pesquisa no mercado.

Nada de sair comprando a primeira opção que aparecer. Verifique a média de preços e desconfie de materiais muito abaixo ou acima dessa média.

  1. Instalação incorreta

Outro grande motivo das falhas na manta asfáltica é a instalação incorreta do material. Para esse processo, é imprescindível contratar uma empresa especializada.

Busque profissionais de confiança, peça indicações e conheça a empresa que fará o trabalho. A dica de pesquisa de preços do item anterior vale para a equipe de instalação também.

  1. Falta de manutenção

Assim como qualquer outra parte estrutural ou material construtivo, a manta requer uma manutenção periódica.

Essa manutenção permite identificar danos e solucioná-los mais rapidamente, bem como garante a durabilidade da construção.

  1. Deterioração

Depois de 5 anos, a manta asfáltica começa a deteriorar e as falhas começam a surgir. Sem a manutenção periódica esse processo pode iniciar antes dos 5 anos.

O ideal é que a manta seja trocada após este período para garantir o funcionamento correto do material.

Injeção química para impermeabilização

Uma alternativa a manta asfáltica é o processo de impermeabilização com injeção química, mais simples e durável.

Neste processo, um gel é aplicado diretamente na infiltração em direção contrária a água, preenchendo todo o espaço e criando uma camada protetora nas peças ao redor da área em que foi aplicado.

A injeção química é uma solução definitiva e tem como vantagem a agilidade na aplicação, que não necessita grandes obras.

Para esse processo, também é preciso contratar uma empresa especializada para garantir a qualidade do serviço.

A Superveda é referência no mercado de impermeabilização com injeção química. Nossa equipe realiza uma vistoria no local e realiza o trabalho com rapidez e qualidade, oferecendo uma garantia de 15 anos.

Confira nossos serviços executados para conhecer melhor o trabalho da equipe Superveda!

 

WhatsApp WhatsApp