Trafego intenso de pessoas, veículos, máquinas, sol e chuva: esses são alguns dos fatores aos quais os pisos são submetidos. Por isso, a manutenção do material é essencial e isso inclui a impermeabilização de pisos.

Neste artigo vamos entender melhor a importância do processo de impermeabilização para garantir a segurança de quem transita pelas áreas e proporcionar maior durabilidade aos pisos.

Como fazer a impermeabilização de pisos?

Estruturas de concreto armado exigem uma proteção contra infiltrações causadas pela umidade. Para isso é realizada a impermeabilização, que evita altos gastos para reparar vazamentos.

O mesmo acontece com a impermeabilização de pisos: o procedimento protege a estrutura da construção e contribui para o aumento da vida útil do material utilizado, trazendo economia também na questão manutenção.

Existem vários sistemas de impermeabilização e cada caso deve receber o tratamento específico para evitar problemas futuros. Para a impermeabilização de lajes de pisos, por exemplo, o produto é aplicado diretamente sobre a estrutura de concreto e deve ser revestidos.

Esses sistemas estão englobados dentro de duas categorias principais de tratamento para pisos. Confira:

  • Impermeabilização estética: esse tipo de impermeabilização leva em conta todos os processos aplicados diretamente sobre o revestimento do piso com o objetivo maior de facilitar a limpeza e renovar o visual.

A desvantagem aqui é que o método não protege toda a estrutura, criando apenas uma proteção superficial contra a umidade.

  • Impermeabilização estrutural: ao contrário da impermeabilização estética, essa categoria tem como foco proteger todos os elementos estruturais da umidade, evitando infiltrações e vazamentos.

Essa etapa é obrigatória nas construções por questão de segurança: o concreto não é impermeável, por isso necessita de uma camada protetiva para evitar o contato com a água.

Existem dois tipos de sistemas de impermeabilização estrutural: o rígido e o flexível. Esse último é mais recomendado em caso de exposição do elemento estrutural a ser protegido.

Por que fazer a impermeabilização de pisos?

Não há dúvidas de que a impermeabilização é uma questão de segurança em qualquer construção, mas por que realizar o processo no piso é tão importante?

Além da segurança, a facilidade para limpeza do piso e a prevenção contra imprevistos entram na lista das principais vantagens. A economia e praticidade no dia a dia estão garantidos!

Ao combater a umidade você diminui drasticamente as chances de precisar realizar grandes obras de reparo por conta de danos causados pela infiltração.

Para realizar o procedimento existem materiais mais simples de utilizar, como a argamassa polimérica ou a pintura impermeabilizante, no caso das paredes, e outros mais complexos como a manta asfáltica.

É importante saber qual é o método ideal de impermeabilização para a sua necessidade e buscar uma equipe especializada para garantir um serviço de qualidade.

Pesquise sobre a eficiência, custo e aplicação de cada sistema para entender melhor o funcionamento deles. Um método muito eficiente é a injeção química, que é aplicada diretamente no ponto de vazamento e evita toda aquela bagunça de grandes obras.

A empresa de impermeabilização Superveda realiza desde a impermeabilização de condomínios até a impermeabilização de garagens.

Quer conhecer melhor as vantagens do processo de impermeabilização com injeção química? Acesse o site da Superveda e entre em contato para saber mais sobre nossos serviços!

WhatsApp WhatsApp