A impermeabilização é essencial para proteger os elementos estruturais da umidade e das infiltrações, muito comuns em condomínios. Quando acontecem falhas na impermeabilização, a estrutura fica exposta a essas e outras patologias.

Quer saber como evitar essa dor de cabeça? Então continue a leitura deste post e saiba como solucionar falhas na impermeabilização!

Por que a impermeabilização falha?

Existem várias causas que resultam nas falhas do sistema de impermeabilização, desde o desgaste natural do tempo a erros humanos. Para entendermos por que a impermeabilização falha é preciso conhecer melhor como funciona o sistema.

O processo funciona como uma barreira para proteger a construção dos danos estruturais causados pela infiltração e pela umidade. Isso é essencial para evitar que a água entre em contato com o concreto armado, material muito comum nas construções brasileiras.

Quando esse contato acontece pode causar danos graves na estrutura, desde carbonatação até a corrosão das armaduras. Nestes casos, as falhas na impermeabilização prejudicam a segurança dos moradores.

Para evitar esse tipo de problema, vamos entender por que a impermeabilização falha: Confira as principais causas:

1.      Uso do sistema errado

O mercado oferece diversos tipos de impermeabilização e a escolha do sistema errado pode causar danos graves na estrutura do imóvel. Os produtos se dividem em sistemas rígidos e flexíveis: para escolher o ideal é preciso considerar as características do local de aplicação.

Um sistema rígido aplicado em locais com exposição constante ao sol tem altas chances de falhar, por exemplo. Isso acontece porque ele não é flexível para acompanhar a movimentação térmica da estrutura.

2.      Falhas na aplicação

Outro motivo comum que leva à falha do sistema de impermeabilização é a aplicação errada do produto, seja pela falta de qualificação da mão de obra ou pela negligência da equipe.

Por isso é essencial contar com uma equipe especializada para garantir a aplicação correta, evitando altos gastos com manutenção ou reparos dos sistemas no futuro.

3.      Materiais de baixa qualidade

O uso de materiais de baixa qualidade também pode diminuir a duração da impermeabilização em condomínios. Optar por gastar pouco na hora de escolher o material pode significar gastos muito maiores no futuro.

Como solucionar falhas na impermeabilização?

Já identificamos as principais causas, mas como solucionar falhas na impermeabilização caso elas aconteçam? O processo pode ser mais complicado, mas existem ótimas soluções e você não precisa se preocupar com a dor de cabeça.

O primeiro passo é contratar uma equipe especializada para analisar o problema. Depois disso será definida a melhor solução de acordo com o seu caso, mas procure sempre colocar em prática ações preventivas para não sofrer com danos muito graves.

Se você está pensando na necessidade de grandes obras para corrigir as falhas, não se preocupe: existe um sistema que te livra do quebra quebra e de todo o transtorno!

É a impermeabilização com resinas por meio de injeção química. O processo é ideal para quem deseja uma solução definitiva, sem sujeira e com alta durabilidade.

Se precisar de uma empresa de impermeabilização para solucionar seus problemas de infiltração, pode contar com a Superveda!

WhatsApp WhatsApp