Já falamos aqui sobre a importância de uma fachada conservada e esteticamente bonita, mas o processo de reforma de fachada predial pode trazer muita dor de cabeça se não for planejado corretamente.

Sabemos que um espaço precário afeta na valorização do prédio e no bem-estar dos moradores, por isso a reforma de fachada é uma das preocupações de todo sindico.

Mas não se preocupe: neste artigo temos as melhores dicas para uma reforma de fachada predial sem dor de cabeça! Confira.

Como fazer a reforma de fachada predial?

A primeira dica para é manter o condomínio sempre limpo e organizado, não só pela estética, mas também para a segurança dos moradores. Por isso, a manutenção na fachada do condomínio deve fazer parte do cronograma administrativo de qualquer síndico.

Isso vai facilitar futuras reformas, além de possibilitar a identificação preliminar de problemas estruturais, por exemplo, facilitando as soluções.

Quando chegar o momento de fazer a reforma de fachada predial, o processo já será mais fácil por conta dos cuidados anteriores, como manutenção e limpeza predial periódicas.

Como em qualquer reforma, alguns cuidados precisam ser tomados para que nenhum imprevisto aconteça e sua obra atrase ou vá além do seu orçamento.

Dicas para reforma de fachada predial

  1. Faça um planejamento financeiro

A reforma de fachada é um investimento e, para que você não fique no prejuízo, um planejamento financeiro bem detalhado é essencial.

Pesquise preços de material e mão de obra, faça uma planilha com todos os custos detalhados, além de contato de toda a equipe envolvida: engenheiros, arquitetos, fornecedores e construtores. Em caso de emergência, isso facilitará o contato.

Tenha um fundo reserva para cobrir gastos extras que podem aparecer pelo caminho e converse com um engenheiro para montar o orçamento.  

  1. Contrate uma empresa profissionalizada

Contar com uma empresa profissionalizada, que forneça mão de obra qualificada é prioridade em qualquer obra e não seria diferente na reforma de fachada predial.

A contratação de funcionários terceirizados para o condomínio, seja para obras maiores ou trabalhos de rotina, é uma ótima opção, já que garante trabalhadores treinados para a área e toda a parte burocrática é de responsabilidade da empresa contratada. Uma preocupação a menos, não é mesmo?

  1. Tenha um cronograma

Além do planejamento, o acompanhamento da reforma também é muito importante para garantir que tudo siga o prazo combinado e para saber administrar o bem-estar dos moradores enquanto a obra acontece.

Monte uma planilha com o tempo previsto para cada etapa da obra, tenha em mente possíveis imprevistos e divulgue esse prazo para os moradores. Isso permite que os condôminos planejem sua rotina nesses dias de reforma, além de garantir a segurança de todos.

Outro ponto importante do cronograma é o controle sobre o que está acontecendo. Você sabe quando um serviço termina e outro começa, sabe as equipes responsáveis e quando você pode cobrar por algo fora do prazo.

  1. Cuide da segurança dos moradores

A segurança dos moradores e de quem passa pela reforma é de extrema importância. Por isso divulgar o cronograma pode ajudar, mas as medidas não devem parar por ai.

Além de deixar os moradores cientes do tempo de obra, é importante seguir as normas técnicas de segurança para os trabalhadores, regulamentadas pela norma regulamentadora 35 do Ministério do Trabalho.

Lembre-se de sinalizar a área e cercá-la para evitar a aproximação de moradores e diminuir o risco de acidentes.

  1. Pense nos detalhes

A reforma de fachada predial deve ser pensada nos mínimos detalhes. Procure um arquiteto para fazer o projeto e pense na pintura, detalhes estéticos e tudo o que precisa ser alterado.

Além disso, verifique se as mudanças estão dentro da legislação da sua cidade e tenha a certeza de que nenhuma parte estrutural importante será afetada com a reforma, pois isso pode trazer problemas futuros como infiltrações.

Impermeabilização durante a reforma de fachada predial

Garantir a impermeabilização é essencial durante a fachada predial e esse processo deve ser realizado por uma empresa especializada como a Superveda.

Com mais de 30 anos de experiência, a Superveda trabalha com o método de injeção química, aplicando o produto diretamente nas fissuras, sem bagunça e com agilidade.

Acesse o site para conferir os nossos serviços executados.

 

WhatsApp WhatsApp