Controlar todas as atividades e organização de um condomínio pode ser uma tarefa complicada. O sindico precisa pensar em muitas coisas para fazer uma boa administração do condomínio.

Por isso, separamos algumas dicas para facilitar o seu dia a dia e otimizar a administração do condomínio. Continue a leitura para saber mais!

O que é a administração do condomínio?

A gestão do condomínio normalmente é uma responsabilidade do síndico e inclui diversas tarefas: desde a manutenção do condomínio até a contratação de novos funcionários.

Um bom plano de manutenção preventiva, contar com uma equipe de funcionários de confiança e manter o prédio limpo e organizado são alguns itens essenciais dessa lista.

Além disso, o síndico ainda tem a responsabilidade de representar todos os condôminos e fazer a gestão de recursos, por meio da limpeza predial, por exemplo.  

É muito trabalho para uma pessoa só, não é mesmo? Por isso, ter um planejamento das tarefas pode ajudar a organizar melhor o tempo e ainda evitar imprevistos.

Como fazer uma boa administração do condomínio?

O papel do síndico nos condomínios é dar conta de todas essas atividades e ainda gerir pessoas para garantir um espaço agradável de convivência para os moradores.

Para evitar graves problemas, o administrador deve ficar atento para identificar possíveis falhas na gestão e conseguir definir as melhores soluções.

Para ajudar a otimizar a administração do condomínio, separamos 5 dicas imperdíveis. Olha só:

  • Conheça bem o seu condomínio

Para fazer uma boa administração, você precisa conhecer todos os detalhes do seu prédio.

Saiba quem são os moradores, quais são as manutenções necessárias e periodicidade de cada uma delas, quem são os funcionários, quais os pontos fortes e quais os pontos fracos.

Isso te permite saber exatamente onde precisa investir mais e os pontos que precisam de melhoria, assim criando ações mais assertivas.

  • Trace uma estratégia para diminuir gastos

Entenda quais são os gastos fixos e extras do condomínio para conseguir identificar uma maneira de economizar.

Lembre-se de orçar materiais, serviços e recursos para encontrar o melhor custo benefício e não ultrapassar as contas do prédio.  

Outra dica é apostar em soluções sustentáveis, como reutilização de água na irrigação da área verde.

  • Converse com os moradores

Para entender o que acontece no condomínio, nada melhor do que conversar com quem utiliza os espaços diariamente, não é mesmo?

Manter uma boa comunicação com os moradores é essencial para uma boa administração do condomínio.

Aproveite a tecnologia e utilize as redes sociais a seu favor. Crie eventos para reuniões ou confraternizações do prédio, anuncie mudanças e faça questionários para avaliar os resultados da gestão.

  • Utilize ferramentas de automação

Hoje existem muitas opções de ferramentas digitais para facilitar a administração do condomínio.

Procure por softwares ou aplicativos que se encaixam em suas necessidades e podem compilar todas as informações necessárias para a gestão, deixando o processo mais simples e organizado.

  • Mantenha-se atualizado

Como síndico é importante que você esteja por dentro das inovações para administração de condomínio.

Muita coisa nova no mercado, como equipamentos, serviços ou tecnologias são lançados com frequência e algum deles pode ser a solução para seus problemas. Fique atento às novidades!

Falando em novidades, temos uma solução para os casos de infiltração no prédio: a injeção química!

A Superveda, empresa referência no ramo de impermeabilização, executa esse serviço de forma rápida, sem bagunça e o melhor de tudo: essa é uma solução definitiva!

Acesse nosso site para entender melhor como funciona o processo.

WhatsApp WhatsApp