Estar a frente da administração de um condomínio não é fácil. Você precisa fazer a gestão de condôminos com pensamentos diferentes e ainda cuidar de toda a gestão condominial, que envolve limpeza, reparos, gastos e por aí vai.

Mas não se preocupe: fizemos este artigo para facilitar a sua rotina! Vamos compartilhar com você 5 dicas essenciais para fazer uma gestão condominial de sucesso. Confira!

Como fazer uma boa gestão condominial?

A dica principal para garantir uma gestão mais tranquila e bem sucedida é o planejamento. É importante se organizar para ter mais controle sobre todos os pontos administrativos.

O papel do síndico nos condomínios é muito importante neste processo, já que é ele quem intermédia as necessidades dos moradores com as necessidades do condomínio em geral.

Com uma equipe bem estruturada e organizada, o seu trabalho ficará muito mais simples e o fluxo das tarefas diárias será melhor distribuído.

Dicas para uma boa gestão condominial

Para te ajudar a otimizar a administração do condomínio e garantir uma gestão de sucesso, separamos 5 dicas simples e essenciais para o seu planejamento. Olha só:

  1. Ouça os moradores

A melhor maneira de conhecer os problemas do condomínio é conversar com quem vive ali todos os dias. Conheça os moradores, peça feedbacks sobre a sua gestão e sempre avise sobre decisões que afetam todos.

Se for fazer uma obra, por exemplo, explique os benefícios e mostre o cronograma de prazos para que os moradores possam se organizar melhor.

  1. Monte uma boa equipe

Ter uma boa equipe de trabalho ao seu lado é essencial, assim como saber liderá-la da forma correta. Comunicação é a base neste ponto.

Ouça seus colaboradores, mantenha-os motivados e distribua as tarefas de forma justa. Uma dica é contratar funcionários terceirizados para garantir o profissionalismo e facilitar a parte burocrática.

  1. Faça um planejamento financeiro

Ter um planejamento financeiro deve ser uma prioridade em qualquer gestão condominial. Sem ele, os prejuízos podem ser grandes.

Coloque na ponta do lápis seus gastos mensais, fixos e gastos variáveis. Isso vai evitar que você fique no vermelho.

  1. Estabeleça regras

É importante estabelecer limites em um local onde muitas pessoas convivem diariamente. As regras são a base para manter a boa convivência.

Estabeleça normas sobre o uso das áreas comuns, coloque limite na questão de barulho e conheça os direitos e deveres tanto dos funcionários quanto dos condôminos.

  1. Faça um planejamento de segurança

Ter um condomínio seguro é garantia de qualidade de vida para os moradores. Por isso invista em tecnologias de segurança, desenvolva um sistema de cadastro de moradores e visitantes e uma patrulha, por exemplo.

Além disso, cuide da segurança estrutural do prédio, fazendo manutenções preventivas e inspeção predial.

Se encontrar problemas de vazamento ou infiltrações, entre em contato com a Superveda! Referência na área, nossa equipe faz um trabalho de impermeabilização rápido, definitivo e com garantia de 15 anos.

 

 

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