Você sabia que os vazamentos e infiltrações podem atingir a estrutura das construções e comprometer toda a segurança dos moradores? Por isso é importante tomar alguns cuidados para evitar os danos estruturais causados pela infiltração.

Para conhecer os principais danos e as melhores formas de combater a infiltração, continue a leitura desse post!

Conheça os danos estruturais causados pela infiltração

A umidade é um problema muito comum e costuma surgir de forma silenciosa, o que pode retardar a identificação dos danos. Ela pode acontecer por diversos fatores, como falta de escoamento da água da chuva, problemas nas instalações hidráulicas ou falhas nos tipos de impermeabilização, por exemplo.

Para evitar o agravamento desses problemas, é importante ficar de olho em alguns sinais: vazamentos, fissuras na parede ou no chão e a formação de poças d’água são motivos de alerta.

Nem todos esses sinais indicam problemas graves, mas quanto antes uma infiltração for identificada, mais fácil será para solucioná-la. O ideal é chamar um profissional qualificado para avaliar o problema e tratá-lo da maneira correta.

Conheça alguns danos estruturais causados pela infiltração:

  • Danos na pintura

Pintura descascando, bolhas e manchas na parede são sinais que podem indicar problemas de infiltração. A umidade em excesso pode afetar a estrutura e até mesmo a parte elétrica do imóvel, portanto fique de olho nas paredes e no teto.

  • Rachaduras e trincas na parede

As trincas e rachaduras na parede nem sempre são causadas pela umidade, mas quando são podem se espalhar rapidamente e afetar diretamente a estrutura da casa. Ao identificar esses sinais, chame um especialista para realizar a analise correta.

  • Corrosão na armadura do concreto

Um dos principais danos estruturais causados pela infiltração é a corrosão na armadura do concreto. Qualquer problema nessas armaduras metálicas pode comprometer todo o sistema estrutural e se agravar rapidamente, por isso fique atento.

  • Mofo

O mofo é um dos primeiros sinais da umidade, principalmente em paredes que tem pouco contato com a luz. Esses fungos podem ser grandes vilões para a saúde, contribuindo para a ocorrência de doenças respiratórias.

Uma dica para evitar umidade na parede é ter boas fontes de iluminação, tanto natural quanto artificial. Elas auxiliam na evaporação da água.

  • Danos nos pisos e azulejos

A umidade também pode causar trincas em pisos e azulejos ou até mesmo causar o deslocamento das peças, que vão perdendo a aderência por conta das deformações pelo acúmulo de água.

Contrate uma empresa de impermeabilização

A impermeabilização é o principal processo no combate à umidade e, quando realizada de forma errada, pode contribuir para o aparecimento de infiltrações. A escolha do sistema inadequado ou a aplicação incorreta dos produtos podem acarretar na falha do processo.

Para evitar qualquer erro, a contratação de uma empresa de impermeabilização é indispensável. Procure locais com credibilidade e profissionais de confiança, como a Superveda.

Há mais de 30 anos no mercado, nossos serviços de impermeabilização com resinas garantem uma aplicação sem bagunça, eficiente e com alta durabilidade.

Acesse nosso site para conhecer os serviços de impermeabilização de subsolos, de piscinas e muito mais!

WhatsApp WhatsApp