Gastos elevados, atraso nas obras, reclamação dos vizinhos, sujeira e barulho: a reforma em apartamento pode se tornar uma grande preocupação quando não planejamos e organizamos as obras.

Uma reforma executada da maneira errada pode gerar muita dor de cabeça com gastos extras ou danos no apartamento, além de atrapalhar ainda mais a rotina dos outros moradores. A boa notícia é que você pode evitar tudo isso com alguns cuidados básicos na hora de tomar decisões.

Pensando nisso, separamos dicas para o planejamento das suas obras e as principais regras para reforma de apartamento. Boa leitura!

Como planejar uma reforma em apartamento?

Seja para fazer um reparo, deixar o espaço mais moderno ou adequar os cômodos à novas necessidades da família, as reformas são conhecidas pela bagunça, caos e estresse, mas não precisa ser assim. 

Com um bom planejamento, suas obras serão executadas com muita tranquilidade e sem atrapalhar a rotina dos outros moradores. É importante garantir este último item, afinal o prédio é o espaço de convivência de várias pessoas.

Confira alguns cuidados que você deve ter durante a reforma no apartamento para evitar danos na estrutura do prédio ou desentendimento com vizinhos:

1. Conheça as regras do condomínio

Cada condomínio possui regras diferenciadas com relação às reformas para manter uma boa convivência, como horários para a execução das obras. É importante avisar o síndico sobre a reforma e tirar suas dúvidas sobre essas regras. 

Oriente a equipe envolvida na reforma sobre os horários e o descarte de entulho de obra, que deve ser feito corretamente para não atrapalhar os vizinhos ou até mesmo atrasar sua reforma.  

2. Contrate um profissional

Mesmo que pareça uma reforma simples, não tente fazer nada sozinho. Principalmente em prédios, qualquer quebra errada pode afetar o apartamento vizinho ou até mesmo a estrutura do prédio. 

Para evitar esse problema é importante contar com um profissional para desenvolver o seu projeto e executar as obras de forma correta, sem causar danos que podem gerar gastos extras e comprometer sua segurança. 

3. Não faça para os outros o que não quer para você

Você já deve ter escutado essa frase por aí, certo? Ela é muito válida para a reforma em apartamento: não se esqueça dos seus vizinhos, pois sua obra pode afetá-los. 

É exatamente para manter o bem-estar de todos que as regras para reforma de apartamento existem e devem ser aplicadas na execução da obra. Afinal, você também não gostaria de aguentar uma barulheira de obras no meio da noite, certo? 

4. Cuidado para não sobrecarregar a estrutura

Ao desenvolver uma reforma, você deve dar uma atenção especial à possibilidade de adicionar uma sobrecarga estrutural que o prédio não está preparado para receber. Se você for criar um espaço gourmet no terraço ou acrescentar uma banheira na suíte, por exemplo, a análise de um especialista é indispensável. 

Conheça as regras para reforma de apartamento

Diferente das casas, o barulho e a sujeira acaba atingindo mais os vizinhos durante as obras, portanto leve isso em conta na hora de montar o planejamento de reforma. Por isso as normas existem.

Confira as principais delas, comuns na maioria dos condomínios:

  • É preciso avisar o síndico sobre a reforma e o prazo previsto para execução;
  • Se possível, avise também seus vizinhos;
  • Siga os horários determinados pelo condomínio;
  • Não deixe acumular entulho

Um problema comum que demanda reformas é a infiltração. Para combatê-la, conte com a empresa de impermeabilização referência no mercado: a Superveda!