Não é novidade para ninguém que a laje faz parte do processo estrutural de qualquer construção, não é mesmo? Mas você conhece os tipos de lajes para condomínios mais indicados?

Saber o tipo de laje pode ajudar a identificar problemas de infiltração mais facilmente, além de garantir o uso de um material adequado para o tipo da sua construção.

Confira neste artigo qual a importância da laje para a estrutura e quais são os tipos de lajes para condomínios mais utilizados.

Qual a importância das lajes para condomínios?

A laje é um elemento desenvolvimento para resistir aos esforços e ações do tempo. Elas ficam apoiadas em pilares e vigas, distribuindo o impacto por eles até atingir o solo.

Por ter que aguentar um alto nível de impacto, as lajes são feitas de materiais bem resistentes, como aço e concreto. Elas funcionam como piso, forro ou cobertura na construção, com o objetivo de separar pavimentos diferentes.

É essencial escolher o modelo correto e saber qual tipo foi utilizado no condomínio para facilitar o processo de impermeabilização de lajes, caso problemas de vazamento aconteçam.

Quais os tipos de lajes para condomínios?

O tipo mais utilizado de laje é o de concreto armando, mas dentro desse modelo ainda existem diversas especificações.

É importante saber qual a solução estrutural planejada pelo arquiteto responsável pelo projeto, pois é ela quem definirá o melhor modelo de laje a ser utilizado.

Conheça os tipos de lajes para condomínios mais utilizados nas construções:

  1. Lajes maciças convencionais

Nesse tipo de lajes para condomínios o material utilizado é o vergalhão metálico, muito resistente.

Essa armadura é moldada diretamente na obra, o que significa que ela será bem personalizada para atender suas necessidades específicas.

  1. Lajes maciças protendidas

A diferença deste modelo para o modelo anterior é a armação utilizada: aqui, ao invés de vergalhões de aço, utilizam-se cordoalhas engraxadas e armaduras.

É também muito resistente e tem como principal característica a atuação na redução do peso da estrutura do condomínio.

  1. Lajes nervuradas

Esse tipo de lajes para condomínio também é moldada no local da obra, mas tem uma parte pré-moldada: as nervuras.

Os principais benefícios aqui são a diminuição do escoramento, flexibilidade de uso e estética positiva.

Cuidados com casos de infiltração!

Já comentamos que as infiltrações são muito comuns em condomínios e podem ser um grande problema para a segurança dos moradores. Por isso, é necessário ter profissionais de confiança para atendê-lo em casos emergenciais.

A Superveda é uma empresa especializada em impermeabilização. Nos cuidamos dos seus problemas de infiltração e vazamento com uma técnica rápida e definitiva: a injeção química!

Acesse o site para conhecer mais sobre os nossos serviços.  

 

 

 

WhatsApp WhatsApp