Você deve lembrar dos problemas de racionamento de água, certo? Desde então, a preocupação com um de nossos bens mais preciosos aumenta cada dia mais, mas como economizar água em condomínio?

Pode parecer difícil fazer todos os moradores colaborarem, mas a conscientização e algumas medidas simples podem ajudar. Para saber quais são elas, continue a leitura e confira nossas dicas para economizar água no condomínio!

Como economizar água em condomínio?

O condomínio é um local coletivo que reúne pessoas com os mais variados estilos de vida, mas incentivar o consumo consciente de água é uma tarefa necessária tanto para o bem do meio ambiente quanto para o bolso de todos.

Além de preservar um recurso natural essencial para a vida, a economia de água em condomínio representa uma diminuição de gastos gerais e individuais também. Para completar, ainda é possível desenvolver hábitos bem mais saudáveis.

O primeiro passo para conseguir resultados positivos é a conscientização dos moradores sobre como economizar água em casa. Os esforços individuais garantem o bem coletivo e melhoram a convivência no condomínio.

Dicas para economizar água no condomínio

Conscientizar moradores, adotando medidas econômicas e eficientes faz parte de uma boa gestão condominial. A economia de água em condomínio tem papel fundamental nesse processo.

Confira essas dicas para economizar água no condomínio de uma maneira simples e prática para todos:

1.      Reaproveite água

O reuso da água é uma das formas mais eficientes de utilizar esse recurso e economizar na conta mensal. Para fazer isso, você pode instalar sistemas de captação de água da chuva, cisternas ou fazer o processo por meio de uma estação de tratamento simples.

2.      Espalhe informação

Já falamos aqui sobre a importância da conscientização, não é mesmo? Para que a ideia funcione é preciso que todos os envolvidos contribuam.

Você pode espalhar cartazes em áreas comuns do prédio, como elevadores, portaria ou quadro de avisos. Coloque dicas de economia de água, por exemplo.

3.      Hidrômetros individuais podem ajudar

Normalmente, os condomínios rateiam o custo total de água entre os condôminos, mas uma maneira eficiente de conscientização é a utilização de hidrômetros individuais. Assim cada um paga o que consome e a motivação para economizar é maior.

4.      Invista em redutores de vazão

Os redutores de vazão tem como objetivo evitar o desperdício da água e podem ser instalados em chuveiros e torneiras, por exemplo.

É possível encontrar redutores mais simples, como uma redinha de ferro, até os mais avançados, como as torneiras com leitores fotoelétricos.

5.      Combata vazamentos

Os vazamentos em prédios são uma das principais causas de desperdício de água. É importante fazer uma fiscalização preventiva para identificar o problema e resolvê-lo rapidamente.

Uma ótima forma de prevenção e solução para infiltrações e vazamentos é a impermeabilização em condomínios. O processo consiste na aplicação de produtos que vão proteger as estruturas e combater a fonte do vazamento.

Está com um problema de vazamento ou infiltração no condomínio? Então deixa que a Superveda resolve para você!

Acesse nosso site agora mesmo e conheça os serviços de impermeabilização de caixas d’água, impermeabilização de piscinas e muito mais!

WhatsApp WhatsApp