As patologias em fundações são os problemas causados em construções que podem resultar em graves danos estruturais. Por isso, conhecer as causas que levam às falhas é um passo importante para evitar danos maiores.

Se você quer saber como evitar patologias em fundações, fique com a gente neste post e conheça as principais causas dos problemas. Boa leitura!

Conheça as causas de patologias em fundações

Antes de entender como evitar patologias em fundações é preciso conhecer as causas do problema. As fundações são as raízes de uma construção e os danos em qualquer elemento podem comprometer todo o imóvel.

A análise das fundações e o possível diagnóstico das patologias são indispensáveis para solucionar os danos estruturais causados pela infiltração, falta de qualidade dos materiais ou outros motivos.

Confira alguns dos principais motivos causadores das patologias:

1.      Falta de mão de obra especializada

Já ouviu dizer que o barato sai caro? Pois é, quando se trata de problemas estruturais sai muito caro mesmo!

A falta de mão de obra especializada para executar o processo pode ser um grande problema para as fundações da construção, por isso pesquise bem antes de contratar a sua equipe e escolha profissionais realmente capacitados.

2.      Falhas no projeto e na execução

Muitas vezes, os projetos não consideram as normas técnicas de segurança na hora de organizar a obra ou acabam cortando partes importantes para diminuir os gastos. A longo prazo, o descaso nessa fase reflete diretamente na construção e contribui para as patologias.

Além disso, a má gestão da obra também pode atrapalhar. Escolha errada de materiais, erros de cálculos, diagnósticos incorretos: tudo isso pode causar uma grande dor de cabeça no futuro. 

3.      Falta de manutenção

O ideal é que você realize a manutenção preventiva periodicamente para analisar toda a estrutura do condomínio e identificar possíveis patologias. Quanto antes você identificar, mais fácil e barato será solucioná-la.

Como evitar patologias em fundações?

Cada patologia vai precisar de uma solução específica, por isso a análise técnica das fundações é indispensável. Mas é possível evitar essa dor de cabeça com algumas atitudes básicas.

Além da manutenção preventiva, confira outras atitudes que você pode tomar para evitar patologias em fundações:

  • Pesquise muito antes de contratar sua mão de obra
  • Acompanhe de perto a execução do projeto
  • Fique atento a sinais como rachaduras, trincas e vazamento em condomínio
  • Escolha espécies de árvores adequadas e verifique sempre o crescimento das raízes, que podem afetar o solo ou os elementos estruturais do prédio.
  • Faça a impermeabilização em condomínios para evitar infiltrações

Os problemas mais comuns nas fundações são relacionados ao solo e ao entorno do projeto. A falta de estudo das camadas existentes, a alteração do uso do terreno ou mudanças no entorno podem refletir diretamente na construção, por isso fique atento.

E você, já fez uma vistoria completa no seu condomínio? Se a resposta foi não, aproveite o novo ano para agendá-la e incluir a manutenção preventiva no cronograma.

Se precisar de uma empresa de impermeabilização com credibilidade e serviço de qualidade, conte com a Superveda!

WhatsApp WhatsApp