A umidade pode se tornar um grande problema para a sua construção caso se torne uma infiltração. Por isso é importante ficar atento a qualquer sinal de vazamento e tomar atitudes para combater a umidade nas paredes.

Hoje vamos compartilhar com você algumas dicas básicas sobre como evitar umidade na parede e combater as infiltrações. Continue a leitura para conferir!

Como evitar umidade na parede?

A umidade é uma grande vilã para o seu imóvel. Além de causar danos na pintura e no acabamento, ela pode criar problemas para a saúde, como os mofos.

Em casos mais graves, a umidade pode se tornar uma infiltração e comprometer toda a estrutura da construção. Por isso é importante ficar atento a qualquer sinal de vazamento, como água acumulado e rachaduras na parede.

Identificar a fonte da umidade é essencial para tomar as medidas corretas e acabar com o problema. No caso das paredes, soluções mais simples como a pintura impermeabilizante ou argamassa polimérica pode resolver.

Por outro lado, se a umidade nas paredes vier de outros lugares da casa, medidas mais amplas podem ser necessárias. O ideal é chamar um especialista para fazer a analise correta, mas existem algumas ações que você pode tomar para prevenir os danos.

Listamos 5 maneiras simples para combater a umidade e todos os problemas que chegam com ela. Olha só:

  1. Mantenha o ambiente ventilado

A ventilação do ambiente é essencial para ajudar na evaporação da água e na qualidade do ar. Você pode fazer isso de forma natural e mecânica.

Mantenha sempre as janelas e portas abertas e, quando necessário, utilize ventiladores ou umidificadores de ar para complementar a ventilação.

  1. Fique atento a rachaduras

Já falamos um pouco sobre isso, mas é importante ressaltar esse ponto. As rachaduras podem indicar danos estruturais causados por infiltração, portanto é importante acompanhá-las de perto.

Quando muito profundas ou com avanço rápido podem ser um sinal de perigo: nessa hora é essencial chamar um especialista para analisar o real problema.

  1. Coloque calhas no telhado

As calhas ajudam a evitar respingos da chuva nas paredes externas e evitar o acumulo da umidade que pode refletir nas paredes internas. Essa é uma ótima forma de proteger a sua casa das chuvas.

Além de evitar a umidade, você ainda garante maior durabilidade dos materiais utilizados na sua construção.

  1. Evite deixar materiais úmidos próximos à parede

Qualquer material úmido com proximidade à parede pode transferir todo esse acúmulo de água para a estrutura da casa, portanto evite deixar esse tipo de produto encostado nas paredes.

  1. Faça a impermeabilização de lajes

A impermeabilização é um processo importante no combate à umidade. Ela utiliza materiais que impedem a passagem de água, evitando infiltrações e vazamentos.

Proteger a casa com impermeabilização de lajes é um dos passos principais, que devem ser tomados ainda na fase de construção. As lajes ficam expostas a chuva e estão suscetíveis ao acumulo de água que, sem a impermeabilização, pode ser transferido para paredes internas.

A importância da impermeabilização

Já ficou clara a importância da impermeabilização no combate à umidade, certo? Existem vários sistemas que podem ser utilizados neste processo, mas o ideal é que todos eles sejam feitos por uma empresa de impermeabilização especializada.

A Superveda tem mais de 30 anos de experiência no mercado e é referência no assunto. Nossa equipe está preparada para te ajudar a solucionar problemas de vazamento e infiltração.

Acesse nosso site para entender como funciona o processo de impermeabilização de lajes e agende uma avaliação agora mesmo!

WhatsApp WhatsApp